sábado, 12 de dezembro de 2009

Muitos de vocês já devem ter ouvido a expressão "Promessa de Escuteiro!", para reforçar que aquela é uma promessa que nunca será quebrada. Este sentido para esta expressão reside no facto de o fundador do movimento escutista, o coronel Robert Baden-Powell, ensinar aos jovens a nunca quebrar uma promessa.

Por este motivo, fiquei "alarmado" quando ouvi de uma notícia que podia abalar as bases do movimento escutista. Esta notícia tem como título Pai dos escuteiros traiu promessa, e eu fiquei em choque...até ler toda a notícia (os jornais e tv são tão alarmistas!) Supostamente, Baden-Powell executou um guerreiro africano em 1896. Mas somente 11 anos depois foram fundados os Escuteiros (e eu a pensar que ele tinha quebrado uma promessa já depois de ser escuteiro...). Isto que dizer o quê? Primeiro, que ninguém é perfeito e não há humano algum que nunca tinha errado. Em segundo (e esta é só a minha visão das coisas), provavelmente foi esta situação que levou o coronel a ensinar aos jovens a não quebrar promessas e, quem sabe, lhe tenha mudado a vida! O seu arrependimento poderá ter sido o factor responsável pelos ensinamentos que lord Baden-Powell transmitiu (e continua a transmitir) a tantos jovens pelo mundo fora.
E um aviso aos media: não sejam tão alarmistas e dramatizadores! quem perde é a informação e o público em geral...

1 comentário:

paranoiasnfm disse...

É assim... há algures um ditado (que não me recordo), que diz que no meio de algo muito grave, aparece sempre outra coisa com muito valor. Não sei se te diz algo... mas é pena não estar a "ver" a dita frase.

E isto para concordar contigo, sobretudo na segunda (e tua visão pessoal). Ele errou e, obviamente, tentou ensinar os outros para que não fizessem o mesmo erro ou, pelo menos, tentar mentalizá-los para a vida que apanham pela frente.